domingo, 26 de abril de 2009

ROSEMARY CLOONEY
















Rosemary Clooney nasceu em Kentucky, no dia 23 de Maio de 1928 e falecida em 29 de Junho de 2002, foi uma atriz e cantora americana.
Ela se tornou bastante conhecida nos anos 50 com hits "Come On-a My House", "Botch-a-Me (Ba-Ba-Baciami Piccina)", "Mambo Italiano" e "This Ole House".
A carreira de Clooney declinou nos anos 60, parcialmente devido a problemas relacionados a depressão e vício em drogas, mas ressurgiu em 1974, quando Bing Crosby pediu a ela para aparecer com ele num show em comemoração aos seus 50 anos no show. De 1970 até sua morte em 2002, ela gravou diversos albuns que foram bem recebidos tanto pela crítica quanto pelo público.
Filha de pais Católicos de ascedência irlandesa e alemã, o pai de Rosemary era alcóolatra e ela e seus irmãos viviam constantemente se mudando para lá e para cá com seus pais. Quando fez 15 anos, sua mãe e irmão, mudaram-se para California. Ela e sua irmã, Betty, permaneceram com o pai.
Dois de seus filhos, Miguel Ferrer e Rafael Ferrer e um sobrinho, George Clooney, tornaram-se artistas famosos.
A primeira gravação de Clooney foi em 1946 pela Columbia. Clooney trabalhava com a uma banda até 1949, quando seguiu carreira solo, ainda pela Columbia.
Em 1951, sua gravação de "Come On-a My House" se tornou um sucesso. Foi o primeiro de diversos singles de sucesso. Em 1952, Rosemary gravou diversos duetos com Marlene Dietrich.
Em 1954, estrelou ao lado de Bing Crosby, Danny Kaye e Vera-Ellen, o famoso filmes "White Christmas". Os dois tornaram-se grandes amigos, chegando a excursionar juntos pela Irlanda.
Clooney deixou a Columbia em 1958, gravando pela MGM e Coral Records. Finalmente, no término do ano, ela assinou com RCA Victor, onde permaneceu até 1963. Em 1964, foi para a Reprise Records, e em 1965 para a Dot Records. Em 1966, mudou-se para a United Artists.
No final dos anos 70 e início dos 80, Clooney fez comerciais para a TV.
Clooney participou do seriado de TV da NBC, "ER" (estrelado pelo seu sobrinho, George Clooney) em 1995, pelo qual ela recebeu um indicação ao Emmy.
Em 1999, Clooney fundou o Festival de Música Rosemary Clooney, que acontece anualmente na sua cidade natal.
Rosemary recebeu um Grammy pelo Conjunto de sua obra em 2002.
Clooney sofria muito na sua vida pessoal devido a um transtorno bipolar.
Clooney foi casada duas vezes com José Ferrer, de 1953 a 1961 e novamente de 1964 a 1967. Tiveram cinco filhos: Miguel Ferrer, Maria Ferrer, Gabriel Ferrer, Monsita Ferrer e Rafael Ferrer.
Em 1968, sua relação com um jovem bateirista terminou depois de dois anos e ela se tornou dependente de pílulas.
Ela acompanhou a campanha presidencial do amigo Bobby Kennedy e estava no Hotel Ambassador em Los Angeles, quando ele foi assassinado em 1968.
Um mês depois ela teve um colapso no palco em Nevada e foi hospitalizada. Clooney permaneceu em terapia pelos oito anos seguintes.
Vivendo na California por vários anos, em 1980, ela comprou uma segunda casa em Riverside Drive no Kentucky. Atualmente, viou um museu com itens da sua vida tanto em filmes quanto em música.
Em 1997, casou-se com Dante DiPaolo.
Fumante de longa data, Clooney descobriu que tinha câncer nos pulmões no final de 2001. Nesta época, deu seu último concerto no Havaí. Ela faleceu seis meses depois, em 2002, na sua casa em Beverly Hills. George Clooney ajudou nos gastos do funeral que recebeu inúmeras estrelas, incluindo Al Pacino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário