domingo, 26 de abril de 2009
RUBY KEELER
Nascida Ethel Hilda Keeler em Halifax, no Canadá, no dia 25 de Agosto de 1910 e falecida em 28 de Fevereiro de 1993, Ruby Keeler foi uma atriz, cantora e dançarina americana, mais famoso por fazer dupla com Dick Powell em diversos musicais da Warner.
De 1928 a 1940, ela foi casada com o lendário cantor Al Jolson (ela com 19 e ele com 42) e com ele adotou uma criança. Ela se aposentou do show business nos anos 40 mas retornou à Broadway em 1971.
Nascida numa família irlandesa católica, ela era a irmã mais nova de Helen e Gertrude Keeler.
Seu pai era motorista de caminhão, e quando ela tinha 3 anos de idade, sua família mudou-se para Nova York.
Keeler estudou na escola St. Catherine of Siena em Nova York e começou a ter aulas de dança. O professor viu que ela tinha potencial mas devido a falta de dinheiro, Ruby não tinha condições de tomar mais aulas, mas o professor insistiu e ela passou a ter aulas aos sábados.
Numa aula de audição onde ela mentiu que tinha 16 anos, quando na verdade tinha 13, ela preferiu dançar na parte que tinha madeira para que o sapateado dela pudesse ser ouvido por todos. Embora não houvesse resposta, ela foi assim mesmo e conseguiu um emprego.
Ela tinha apenas 14 anos quando foi contratada por Nils Granlund. O produtor da Broadway a viu e deu a ela um papel em "Bye Bye Bonnie". Num outro show, o famoso Ziegfeld, enviou-lhe um buquê de rosas e um bilhete: "Eu posso te fazer uma estrela?".
Em 1933, o produtor Darryl F. Zanuck a chamou para o filme "42nd Street". O filme foi um enorme sucesso devido a coreografia inovadora de Busby Berkeley. Por causa de sua performance neste filme, Jack L. Warner deu a Keeler um longo contrato e a escalou para outros sucessos como "Gold Diggers" (1933) e "Dames" (1934).
Depois de um casamento difícil, Keeler e Jolson se divorciaram em 1940. Keeler se casou novamente em 1941, com John Homer Lowe. Feliz com seu segundo casamento, Keeler abandonou o show business no mesmo ano. Ela teve com Lowe 5 filhos e ele faleceu de câncer em 1969.
Em 1963, ela participou de "The Greatest Show on Earth". Em 1972, Keeler estrelou na Broadway a peça de sucesso "No, No, Nanette". Keeler novamente foi chamada para entrevistas com uma condiçâo, que não se falasse sobre Al Jolson.
Ruby Keeler faleceu vítima de câncer em Rancho Mirage, California, aos 82 anos. Ela tem uma Estrela na Calçada da Fama em Hollywood.
Ruby Keeler foi uma das primeiras sapateadoras do cinema. Seus estilo diferente de sapatear e na sua época, os sapatos eram feitos de madeira, ao invés de metal.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário