domingo, 3 de maio de 2009

SUZY PARKER
















Nascida Cecilia Ann Renee Parker, em San Antonio, no Texas no dia 28 de Outubro de 1932 e faleceu na California, no dia 03 de maio de 2003, foi uma atriz e modelo americana. Sua carreira de modelo alcançou seu apogeu nos anos 50 quando apareceu na capa de dezenas de revistas, anúncios e filmes de cinema e TV.
Seu pai nunca gostou do seu nome e a chamava de Susie. Um fotógrafo francês alterou seu nome para Suzy.
Sua irmã Dorian a apresentou a uma agente da Ford quando ela tinha 15 anos.
Em 1945, Dorian, encourajada pela Senhora Wayburn, foi até a agência de Harry Conover tentar a carreira de modelo. Sem falar no fato qeu ela era mais baixas que as outras modelos e muito mais velha, mesmo assim ela foi imediatamente contratada por Diana Vreeland para aparecer na capa da Harper's Bazaar de Junho.
Dorian foi uma das primeiras top models do mundo, considerada "A primeira Supermodelo do Mundo" (ao lado de Lisa Fonssagrives).
Quando Suzy tinha entre 14 e 15 anos, e Dorian já estava com sua carreira estabelecida, ela telefou para a agência de modelos Ford e disse que ela só assinaria com eles se eles também aceitassem sua irmã mais nova. Ansiosos, concordaram de imediato. Esperando encontrar uma fisionomia parecida com a de Doria, pequena, extremamente magra e pálida, ficaram chocados quando se depararam quando conheceram Suzy pela primeira vez. Ford disse, "Oh, meu Deus!" Suzy já está alta, ossuda e tem cabelos bonitos avermelhados. Ao final das contas, Suzy se tornou mais famosa do que Dorian.
Parker tornou-se o rosto da marca Coco Chanel. Coco tornou-se amiga íntima e confidente dela, sempre dando conselhos sobre homens e dinheiro além de criar inúmeros modelos para ela. Suzy foi a primeira modelo a ganhar $200 por hora e$100,000 por ano.
Nos anos 50, trabalhou sem parar para Vogue, Revlon, Hertz, Westinghouse, Max Factor, Bliss, DuPont, Simplicity, Smirnoff e Ronson. Também esteve na capa de cerca de setenta revistas ao redor do mundo, incluindo, VOGUE, Elle, Life, Look, Redbook, Paris Match e McCalls.
Richard Avedon sugeriu Suzy para o papel de "Funny Face" (1957). O papel de Audrey Hepburn foi inspirado em Suzy, enquanto que o papel de Hepburn em "Breakfast at Tiffany's" foi supostamente baseado no estilo de vida promíscuo de Dorian. Suzy apareceu no filme por apenas dois minutos. Seus outros filmes incluem "Kiss Them for Me" (1957), "The Best of Everything" (1959), "Ten North Frederick" (1959), "Circle of Deception" (1960) "Flight from Ashiya" (1964), "Chamber of Horrors" (1966) e papéis dramáticos na TV, além de diversos shows.
Suzy se casou com seu terceiro marido, o ator Bradford Dillman em 1963 e sofrendo de complicações (vários ossos quebrados e cacos de vidro espalhados pelo seu corpo) de um acidente de carro (no qual seu pai faleceu) em 1964, ela se apentou da carreira de modelo e de atriz para viver tranquilamente em Montecito com sua família (um filho do casamento anterior, com Pierre de La Salle e mais três filhos que teve com Dillman, fora os dois filhos de Dillman).
Suzy sofria por muito tempo de alergias e por isso desenvolveu úlceras nos anos 90. Durante uma cirurgia de úlcera, ela chegou a "morrer" na mesa de operação mas foi ressucitada. Ficou curada das úlceras e diabetes. Também teve que fazer cirurgia nos quadris e seus rins começaram a falhar. Suzy passou os últimos cinco anos de sua vida indo e vindo de hospitais. Ela decidiu não fazer mais hemodiálise e decidiu morrer em casa perto do seu orquidário e da sua família. Suzy morrem em 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário