sexta-feira, 1 de maio de 2009

SILVANA MANGANO
















Silvana Mangano nasceu em Roma, na Itália no dia 23 de Abril de 1930 e faleceu em Madri, na Espanha, no dia 16 de Dezembro de 1989, foi uma atriz italiana.
Ela começou no cinema bem jovem, com apenas 16 anos, e em 1948, aos 18 anos, chegou ao estrelato pelo papel principal em "Arroz amargo", do diretor italiano Giuseppe de Santis.
Trabalhou com os mais importantes diretores italianos e europeus e foi um símbolo do cinema neo-realista italiano. Se casou com o produtor cinematográfico Dino De Laurentiis e teve quatro filhos: Veronica, Rafaella, Federico e Francesca.
De personalidade bastante reservada, ela foi definida pelo diretor Alberto Lattuada que a dirigiu mais de uma vez, como "uma mulher cuja beleza é um resumo de classicismo e modernidade. Uma imagem na qual há toda a essência da grande pintura do século XV, mas que também poderia servir de modelo para os mestres modernos".
Após o casamento com o produtor Dino De Laurentiis trabalhou com os nomes mais importantes do cinema italiano: Federico Fellini, Vittorio De Sica, Alberto Lattuada, Marco Ferreri, Pier Paolo Pasolini, Franco Zeffirelli,Tinto Brass e Luchino Visconti.
Seus filmes mais marcantes, além de Arroz amargo foram Teorema, Morte em Veneza e Violência e Paixão, os dois últimos de Luchino Visconti. Ela morreu vítima de câncer no pulmão e era uma fumante inveterada.

Um comentário:

  1. Silvana Mangano está na minha relação das grandes deusas do cinema mundial. Carisma, beleza, sensualidade e talento, ela tinha de sobra e foram poucas atrizes a chegarem ao seu nível.

    ResponderExcluir