terça-feira, 5 de maio de 2009

TINA LOUISE
















Nascida Tatiana Josivovna Chernova Blacker Tina em Nova York, no dia 11 de Fevereiro de 1934, Tina Louise é uma modelo, cantora e atriz americana. Ela é mais conhecida por seu papel na série de TV "Gilligan's Island".
Descendente de judeus, Tina era filha única de donos de um doceria. Estudou na Universidade de Oxford e começou sua carreira como modelo e cantora de nightclub enquanto estudava.
Fez diversas capas de revistas e posou semi-nua para fotos na Playboy de Maio de 1958Antes de ir para Hollywood, fez diversas peças na Broadway.
Louise teve sua estréia nas telas em 1958 no filme "God's Little Acre". Paralelo a isso, também continuou na Broadway e fez filmes italianos, entre eles "Garibaldi" (1960).
Quando Tina retornou para os EUA, ela começou a estudar com Lee Strasberg e se tornou membro do Actors Studio. Ela participou em 1964 do filme "For Those Who Think Young".
No mesmo ano, deixava o musical da Broadway "Fade Out - Fade In" para participar do seriado de TV "Gilligan's Island" (A ilha dos birutas). Entretanto, ela não estava feliz com papel pois temia ser estigmatizada por ele. O papel fez dela um ícone pop da época e em 2005, numa votação ficou em segundo lugar como a maior símbolo sexual da TV, atrás somente de Heather Locklear.
Depois que a série terminou em 1967, Louise continuou a trabalhar em filmes e fez inúmeras participações em outros seriados de TV.
Louise fazia aparições regulares na novela "Dallas" e em "Married... with Children". Em 1992, fez um filme independente ao lado de Brad Pitt, "Johnny Suede".
De 1966 a 1974, Louise foi casada com Les Crane, com quem teve uma filha.
Louise atualmente mora em Nova York. Desde 1995, ela tem trabalhado como professora voluntária ensinando crianças em Nova York City. Ela escreveu dois livros infantis, "Sunday: A Memoir" (1997) e "When I Grow Up" (2007).
Louise também gravou quatro albuns. Seu disco mais famoso entretanto é o de 1957, "It's Time For Tina (Concert Hall 1521)".

Um comentário: