quinta-feira, 7 de maio de 2009

TUESDAY WELD
















Nascida susan Ker Weld, em Nova York, no dia 27 de Agosto de 1943, Tuesday Weld é uma atriz americana.
Weld começou sua carreira ainda criança e depois progrediu para papéis maduros nos anos 50. Ela recebeu um Golden Globe de Melhor Atriz Promissora de 1960.
Foi indicada ao Golden Globe de Melhor Atriz Coadjuvante em "Play It As It Lays" (1972), aos Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante em "Looking for Mr. Goodbar" (1978), ao Emmy por "The Winter of Our Discontent (1983) e ao BAFTA por "Once Upon a Time in America" (1984).
Desde o final dos anos 80, suas apariações tem diminuído.
Sua pai morreu quando ela tinha quatro anos.
Devido à morte do pai, a família de Weld entrou em dificuldades financeiras, e sua mãe colocou ela para trabalhar como modelo. Em seguida, conseguiu para ela um agente que logo mudou seu nome para Tuesday (apelido de Tu-tu). Weld fez sua estréia na TV aos 12 anos e no cinema também, no filme de 1956, "The Wrong Man". A pressão sobre sua carreira resultaram em um colapso com nove anos, alcoolismo com doze e um tentativa de suicídio no mesmo ano.
Em 1956, Weld fez o filme "Rock, Rock, Rock". Em 1959, fez a série da CBS "The Many Loves of Dobie Gillis". Em 1960, fez o filme "High Time". Na época, Gary Lockwood queria casar com ela. Também fez muitas séries e filmes para TV.
Em 1961, depois de estrelar "Wild in the Country", teve um romance com seu co-astro, Elvis Presley. A mãe de Weld ficou escandalizada da filha namorar homens muito mais velhos, mas Weld resistiu dizendo: "Se você não me deixar em paz, eu desistirei de ser atriz - o que significa que não vai haver mais dinheiro para você, Mamãe! Finalmente, quando eu fiz 16, eu saí de casa. Eu simplesmente saí pela porta e fui embora da minha casa."
Weld foi aclamada por seu papel em "Return to Peyton Place", sequência do filmes "Peyton Place" de 1956, mas o filme não fez sucesso.
Suas mais notáveis interpretações incluem "Pretty Poison" (1968), "A Safe Place" (1971), "I Walk the Line" (1971) e "Play It As It Lays" (1972).
Em 1984, apareceu no filme de Sergio Leone "Once Upon a Time in America".
Weld continua a fazer aparições ocasionais em filmes e TV.
Weld foi casada três vezes: A primeira com o roteirista Claude Harz, de 1965 a 1971, com quem teve uma filha. Em seguida, casou-se com o comediante Dudley Moore, de 1975 a 1980, tiveram um filho também. Em 1985 ela se casou com o violinista Pinchas Zukerman, o casamento terminou em 1998 e com ele teve mais um filho.

4 comentários:

  1. Vi o filme dela com o Elvis ontem. Ela parece às vezes com Yvette Mimieux

    ResponderExcluir
  2. Tuesday sempre foi um monumento. Uma atriz obstinada , um grande talento. Ela deveria retornar a fazer filmes, velha, gorda ou magra, onde quer que esteja

    ResponderExcluir
  3. e,uma,boa,atriz,mas,prefiro,o,filme,girls,girls,girls,com,elvis,e,stelastevens,e,laurealgoodwin,21-6-2013

    ResponderExcluir
  4. teste,pra,tv,vejam,meu,blog=cleitonsantini,facebook

    ResponderExcluir